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Patty
BHZTE, 28 JULHO. Aquelas informaçoes nutricionais que ficam nas embalagens é muito importante, então semre que formos as compras devemos analisa-las. Achei na internet um pouco sobre isso, e postei aki pra vocês espero que gostem!! Todos os rótulos de alimentos e bebidas devem seguir regras estabelecidas, para o conforto e o entendimento de quem adquiri o produto. Informações Obrigatórias nos Rótulos: Valor Energético (em Kcal); Quantidade de Carboidratos; Quantidade de Proteínas; Gorduras Totais; Gorduras Saturadas; Gorduras Trans; Fibra Alimentar e Sódio; Conforme a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os valores diários de referência para a rotulagem de alimentos e bebidas são: Valor Calórico: 2000 Kcal; Carboidratos: 300 gramas; Proteínas: 75 gramas; Gorduras Totais: 55 gramas; Gordura Saturada: 22 gramas; Fibra Alimentar: 25 gramas; Sódio: 2400 miligramas; Agora que você já sabe quais informações são obrigatórias e quais os valores adotados para cada critério, vamos exemplificar o que significa cada informação nutricional detalhadamente. Valor Calórico: Indica a energia que o alimento (ou alguma porção do mesmo) fornece. É calculado da seguinte forma: Calorias dos Carboidratos + Calorias das Proteínas + Calorias das Gorduras. Carboidratos: São responsáveis pelo fornecimento de energia para atividades físicas e mentais. Fornecem 4 Kcal por grama. Proteínas: Possuem efeito reparador, construtor e cicatrizante de tecidos. Fornecem 6 Kcal por grama. Gorduras Totais: Auxiliam no transporte e na absorção de vitaminas lipossolúveis. São elas: A, D, E e K. Compõe a membrana das células e mantém o equilíbrio térmico do corpo. Na tabela, as gorduras totais são calculadas pela fórmula: Gorduras Saturadas + Gorduras Insaturadas + Gorduras Trans. Fornecem 9 Kcal por grama. Gordura Trans: Colaboram no aumento do colesterol sanguíneo. Devem ser consumidas com rigor. Fornecem 9 Kcal por grama. Gorduras Saturadas: É necessária em pequenas quantidades. Consumida excessivamente pode contribuir para doenças cardiovasculares, obesidade e câncer. Fornecem 9 Kcal por grama. Fibras Alimentares: Colaboram para uma boa digestão, para o bom funcionamento do intestino e para uma melhor gestão da fome. Não fornecem quantidade significativa de calorias. Sódio: Ideal para o bom funcionamento do sistema nervoso, volume plasmático e para o controle dos flúidos extracelulares. Consumido em excesso pode favorecer doenças como a hipertensão. Não fornece calorias. *VD (Valor Diário de Referência): Na tabela citada no início do artigo podemos perceber que abaixo da mesma existe uma citação referente a essa informação. O valor diário é a porcentagem que o alimento (ou a porção do mesmo) atende ao Valor Diário base, de 2000 Kcal. Os valores diários podem variar de acordo com suas necessidades de alimentação. Beijossss!!!